Água Retorta
Segundo Gaspar Frutuoso, o nome “Água Retorta” provém “por respeito da água da fonte que pela rocha caí em voltas”.
Constituída pela Terra Chã, Lomba das Fagundas e Fajã do Calhau, esta última local paradisíaco de veraneio, a freguesia de Água Retorta tem um total de 429 residentes, segundo os censos de 2021.
Água Retorta dista da cidade de Ponta Delgada cerca de 75 quilómetros e cerca de 14 quilómetros da Vila de Povoação, sede do concelho.
Quem visitar esta aprazível freguesia poderá encontrar belíssimas paisagens naturais, um Parque Florestal de encantar e um rico património edificado, do qual se destaca a igreja dedicada à sua padroeira, Nossa Senhora da Penha de França, cuja festa em sua honra se realiza no penúltimo fim de semana do mês de agosto.
A peculiaridade da gastronomia desta freguesia, tradicionalmente muito ligada aos produtos provenientes da carne de suíno, levou a Junta de Freguesia a organizar, pela primeira vez em 2010, a "Mostra Gastronómica de Produtos Agropecuários de Água Retorta". Desde então, este evento tem sido realizado anualmente e, aliando a vertente gastronómica à cultural, atrai centenas de visitantes a esta que é conhecida que é conhecida como "a freguesia mais pitoresca dos Açores".